O banco de dados com informações de pagamento tem como objetivo oferecer taxas de juros mais justas aos consumidores
O Cadastro Positivo está em pauta no cenário político e econômico do país, mas, apesar das suas vantagens, ainda é pouco conhecido por grande parte da população e, por isso, é motivo de dúvidas e questionamentos. Para ajudar a sanar alguns deles e a explicitar os principais benefícios do banco de dados com informações positivas, tanto para o consumidor quanto para o mercado, a Boa Vista SCPC responde algumas das perguntas mais recorrentes sobre o tema:
O que é o Cadastro Positivo?
O Castro Positivo é um banco de dados no qual são registrados os pagamentos e as operações de crédito em andamento por parte dos consumidores. Essas informações formam o histórico de crédito do consumidor e podem ser usadas para pedir crédito no mercado com juros mais baixos, por exemplo.
Como funciona? E por que ele é benéfico para o consumidor?
O banco de dados é composto apenas por informações de pagamento do consumidor. Assim, forma um histórico positivo de crédito. Com estas informações os credores podem analisar as melhores opções de crédito de acordo com o perfil de pagamento de cada pessoa.
Os dados pessoais ficam acessíveis para todos?
Não. O que está disponível para consulta são informações de pagamento de contas, como: cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, água, luz, telefone etc. Dados como salário, extrato bancário, limites disponíveis ou detalhes das compras que aparecem nas faturas dos cartões de crédito são sigilosos.
Quem tem acesso as informações de pagamento?
O consumidor tem acesso ao seu histórico de pagamento sempre que desejar acessando seu cadastro junto às empresas que administram o banco de dados. As empresas credoras podem consultá-las para análise da concessão de crédito e assim realizar a melhor proposta de acordo com o perfil do cliente.
Como o Cadastro Positivo influência nas taxas de juros?
O Cadastro Positivo permite que os consumidores sejam avaliados pelas contas que pagam mensalmente, como as de água, luz, telefone, a fatura de cartões de crédito, e outras contas. Estas informações permitem também análises mais justas e assertivas, identificando com mais precisão o bom e o mau pagador, viabilizando assim taxas de juros mais adequadas a cada perfil.