Notícias

  • Ago

    22

    2018

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Dicas para quem precisa apertar o cinto

Orçamento apertado? Confira essas dicas para organizar as finanças


É difícil mesmo a gente organizar as finanças nos momentos em que precisamos apertar o cinto. Quando acontece de perdermos o emprego, por exemplo, as contas acumulam (segundo uma pesquisa* recente da Boa Vista, o desemprego é a maior causa da inadimplência no Brasil).
Hoje temos algumas dicas da Boa para ajudar você a colocar as contas em dia, enxugar o orçamento e atravessar um momento complicado como esse.
*Fonte: pesquisa da Boa Vista “Perfil do Consumidor”, divulgada este mês.
Anote tudo


O primeiro passo para colocar as contas em dia é listar tudo em uma planilha ou mesmo na cadernetinha. Contas fixas, variáveis, salários, aposentadorias e não se esqueça daquele “bico”, nem do passeio do fim de semana!

Evite novas dívidas
Durante este período difícil, evite ao máximo fazer compras desnecessárias e aumentar suas dívidas no cartão.
Reduza as despesas
Pequenos gestos podem fazer a diferença no orçamento. Veja a possibilidade de reduzir as contas fixas (água, energia elétrica, telefone, etc.). Os gastos variáveis, como aquela pizza do final de semana, também podem complicar sua vida nessa fase.
Converse com toda a família, inclusive as crianças, explique a atual situação e envolva todo mundo na missão de gastar somente o necessário.
Transforme sua habilidade em trabalho
Use a criatividade, faça daquele hobby ou aptidão que você tem (artesanato, culinária, manutenção, motorista, etc.) uma forma de garantir uma grana extra.
Não se esqueça de divulgar entre amigos, vizinhos e familiares, fazendo do “boca a boca” um grande aliado. Quem sabe esse não é o começo de uma nova profissão?
Renegocie as dívidas
Quando conseguir um novo emprego, procure a empresa com a qual tem contas em atraso e renegocie. Não se esqueça de, antes, conferir seu orçamento e ver quanto poderá pagar por mês. Caso tenha mais de uma dívida, veja quais consegue pagar sem comprometer seu orçamento.